Dicas para economizar nas ceias de final de ano.
As compras de final de ano não precisam acontecer necessariamente nos últimos dias de dezembro. Antes mesmo, agora com a temporada da Black Friday, os consumidores já planejam comprar itens essenciais para festas. Os planos passam por uma boa e farta ceia de Natal e Passagem de Ano, na qual, apesar de se tratarem de produtos perecíveis, podem esperar-se descontos.
As compras de final de ano podem ser uma armadilha para o seu planejamento financeiro no final do próximo ano. Inclusive comprometendo o orçamento do próximo ano, então o primeiro ponto a se investigar é a organização e entender que a temporada é, portanto, passageira. Não vale gastar muito na ceia de natal e réveillon e não garantir a compra de janeiro.
Além dos gastos com alimentação, também é comum nesse período que as famílias se interessem em comprar presentes, roupas, sapatos, investir em acessórios para casa, etc. desejos e interesses.
Algumas dicas podem facilitar a economia nas compras de fim de ano e nas despesas com alimentação. Confira!
APROVEITE A BLACK FRIDAY
Correio Braziliense Juliana Vital, diretora de receita da Nubimetrics no Brasil, acredita que a Copa do Mundo afetará o valor dos produtos durante a Black Friday. Produtos eletrônicos como televisores devem ter o maior impacto. No entanto, esta época festiva também pode ter impacto na alimentação.
Durante os jogos do Brasil, as famílias podem comprar coisas como carne grelhada, o que pode encarecer a comida. Mesmo assim, o PagSeguro em seu blog oficial recomenda aproveitar a temporada de descontos da Black Friday para antecipar as compras de final de ano.
Para os alimentos, escolha os que podem ser congelados, como a própria carne, sorvetes, bebidas, frios (queijo, presunto), etc., e os que têm prazo de validade, como massas, arroz, feijão, farofa e refrigerante . Alimentos perecíveis, como frutas e verduras, só devem ser comprados um pouco antes do Natal e Réveillon, no dia do preparo da ceia.
Diferenciar receitas
as famílias estão substituindo produtos e recriando receitas nesta temporada de compras natalinas. Falando especificamente do jantar, a dica é substituir esse prato mais caro por outro parecido.
Por exemplo, pare de usar o bacalhau, que tem um valor de mercado mais alto, e procure outra alternativa de peixe que seja mais acessível. Substituir a produção de doces com leite condensado, que é um produto mais caro, por doces prontos, como caixinhas de chocolate ou sorvetes.
Pesquisar e comparar e economizar
Essa é uma das principais dicas trazidas pelos especialistas: pesquise! A ideia é pesquisar e comparar o valor dos produtos da lista de compras de fim de ano para minimizar gastos e aliviar o orçamento familiar. O mesmo alimento pode ter valores diferentes dependendo do mercado.
A marca também pode influenciar nessa questão, quanto mais famosa a marca, mais caro é o produto que ela oferece. O conselho de Natalie Arcuri é realmente “bater o pé” nos shoppings para encontrar produtos com preços mais acessíveis.
Use o 13º salário para fazer compras
Em entrevista ao portal Exame, o educador financeiro Reinaldo Domingos orienta que os trabalhadores que recebem o 13º salário podem e devem usar esse valor para compras no final do ano. É adequado tanto para compras no supermercado como para comprar presentes ou viagens.
“Para os que estão no 13º salário, esse dinheiro pode e deve ser usado para essas despesas de final de ano porque o objetivo deles é – e sempre foi – oferecer um bônus aos trabalhadores, ou seja, um dinheiro extra. , que deve ser usado para despesas não fixas, como compras no final do ano”, diz o especialista.
Faça um planejamento financeiro
Liste tudo o que deseja comprar durante as compras de final de ano, isso ajudará você a limitar seus gastos. Para Clayton Alves Cunha, professor e coordenador adjunto do curso de administração comercial da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), que concedeu a entrevista a FDR, fazer uma lista de desejos é uma forma de limitar os gastos.
Dessa forma, o consumidor entende quais são seus limites e evita comprar mais do que deveria e incorrer em despesas adicionais. É preciso lembrar que o próximo ano terá outras despesas e comprometer sua renda apenas nas férias não será saudável.
Se você gosta de ler noticias de investimentos, dicas de economia e benefícios seja bem-vindo ao Manual do Idoso.