Por que a copa acontece de 4 em 4 anos?
Naquele ano, 13 seleções foram convidadas a participar do campeonato, sendo que apenas 4 delas eram europeias: França, Romênia, Bélgica e Iugoslávia. As outras nove seleções eram do continente americano e foram elas: Brasil, Uruguai, Argentina, Peru, Chile, Paraguai, Bolívia, México e Estados Unidos.
O país-sede acabou conquistando o título, vencendo a Argentina por 4 x 2 na virada. O Brasil ficou apenas em sexto lugar. A próxima Copa do Mundo foi realizada 4 anos depois na Itália.
Mas por que diabos é realizada a cada 4 anos desde então? Existem várias explicações para isso, e Fatos desconhecidos lhe dirão.
Hoje em dia, queridos leitores, uma das razões pelas quais é realizada a cada 4 anos é o alto investimento na realização do campeonato e a dificuldade das seleções europeias em escalar jogadores para as seleções. O ex-presidente da FIFA Joseph Blatter chegou a considerar a realização da Copa do Mundo a cada dois anos, depois que a receita do mundial de seleções de 2014 foi de US $ 5,7 bilhões.
Mas a principal razão pela qual a Copa do Mundo é realizada a cada 4 anos é porque não coincide com as Olimpíadas. Por exemplo, se as Olimpíadas acontecem a cada 4 anos e os Mundiais a cada 3 anos, uma hora ou outra os jogos coincidem em acontecer no mesmo ano. Outra razão é que a Copa do Mundo não seria tão divertida. Pense bem, a Copa do Mundo só é importante porque é disputada por longos períodos.
Um campeonato que é disputado a cada dois anos, por exemplo, acaba perdendo valor. Imagine só, o Brasil, que esteve 7 a 1 por 4 anos, teve seus jogadores sedentos por um resultado final que nos fizesse esquecer o último campeonato. Independentemente do resultado não ser esperado, a expectativa é sempre esperada.
A Copa do Mundo e a Eurocopa são realizadas a cada 4 anos, tornando a competição mais valiosa. Por exemplo, a Copa América é realizada a cada 2 anos. Mas sabe-se que não tem tanta importância e impacto como os outros dois campeonatos citados acima.
Se você gosta de ler notícias sobre investimentos, dicas de poupança e benefícios, seja bem-vindo ao Manual do Sênior.