5 dicas para comprar um carro seminovo. Como os carros com zero quilômetro estão cada vez mais caros e as taxas de juros mais altas, seja pela atual situação econômica do país ou mesmo pela falta de componentes no setor, os carros usados tornaram-se uma opção de compra. Como em qualquer grande investimento, vale a pena monitorar o histórico de manutenção, entre outras coisas, para evitar cair em armadilhas.
Algo que você deve considerar antes de comprar um carro usado é se fazer algumas perguntas antes de fazer uma compra certeira, diz Paulo Barros, vice-presidente de operações da Kavak no Brasil, startup que traz uma plataforma de venda e compra de carros online. . Confira as dicas abaixo para não errar na hora de fechar o negócio e fazer uma boa compra.
1- Escolha um modelo para suas necessidades – o que eu quero e preciso?
Essa é uma pergunta clássica que muitas pessoas acabam não fazendo na hora de comprar um carro. Antes mesmo de escolher um modelo, vale levar em consideração quais atributos essenciais e mais relevantes o carro deve ter. Em outras palavras, pergunte-se se o carro será usado mais para lazer, trabalho na cidade ou para viagens, para que será usado, qual o tamanho do porta-malas, se o carro será conduzido muitas vezes em estradas de terra ou mesmo se para maior agilidade é preciso ter um melhor desempenho. Dessa forma, você saberá o que combina com você e reduzirá a chance de comprar um modelo que não atenda às suas necessidades.
2- Proveniência – qual é a história do carro?
Apostar na compra de um carro usado tem boas vantagens como o valor mais acessível e a menor depreciação. No entanto, vale a pena ficar conectado com o histórico de manutenção do veículo, entre outros detalhes, para evitar possíveis dores de cabeça posteriormente.
3- Garantia do carro – e se eu tiver problemas?
Quem compra um veículo usado ou novo sabe que a garantia é essencial, principalmente para os modelos multirodas. Para Paulo Barros, os consumidores buscam no mercado de seminovos e seminovos a mesma transparência, segurança e garantias que podem ser observadas em outros segmentos: “É fundamental que o cliente receba suporte caso tenha problemas com o produto, porque o carro é uma das principais compras de uma pessoa durante sua vida. Estar atento não só ao período de garantia, mas também aos serviços de pós-venda que a empresa oferece fará toda a diferença durante sua experiência como proprietário de um veículo.”
4- O preço do carro – estou realmente pagando o que o carro vale?
Algo mais que conhecido no mercado é uma pesquisa para saber quanto vale um determinado veículo. E é por isso que existem diversas tabelas de preços, como a tradicional Tabela Fipe ou índices mais recentes como o KBB Brasil. Em ambos você encontra os preços médios de carros usados e seminovos. Por outro lado, vale ficar atento aos custos extras que devem ser levados em conta já na hora da compra, como cartório, documento e manutenção do carro – quanto melhor o estado do carro, menores são os custos para tende a ser.
5- Testando o carro – e se eu mudar de ideia?
No Brasil ainda é tradição ver o carro de perto antes de fechar a compra, pois para muitos o cheiro do carro ou até mesmo a imagem dele é mais que essencial, embora hoje existam plataformas que permitem a compra 100% online. .. Mas como nem tudo são flores, é possível que após um certo período de tempo o veículo não atenda às expectativas ou necessidades do cliente, mesmo com todos os cuidados tomados durante a compra.
Se você gosta de ler noticias de investimentos, dicas de economia e benefícios seja bem-vindo ao Manual do Idoso.