Você sabe o que é economia verde? Estima-se que a economia verde será responsável por 15 milhões de novos empregos até 2030.
Com o aumento da preocupação com meio ambiente e preservação de recursos naturais o desenvolvimento de tecnologias limpas e sustentabilidade está cada vez mais em alta e com isso cresce a procura por profissionais ligados a essas áreas.
Mas o que é economia verde?
O nascimento do termo economia verde foi criado em 2008 pelo programa das nações unidas para o meio-ambiente.
Economia verde é um modelo de economia que visa a melhoria e bem-estar da humanidade ao mesmo tempo em que em reduzimos os riscos ambientais e a escassez ecológica.
Os 3 pilares da economia ver são:
Baixa emissão de carbono
Eficiência no uso de recursos
Inclusão social.
Instrumentos da economia verde:
MITIGAÇÃO
É o nome dado às medidas que reduzem as emissões de gases do efeito estufa ligadas às atividades econômicas. São exemplos dessas medidas o uso de fontes renováveis de energia e de meios de transporte elétricos. É possível também compensar as emissões com ações como o reflorestamento, que sequestra carbono da atmosfera.
BIOECONOMIA
É o nome dado ao conjunto de atividades que produzem itens que têm origem nos recursos naturais e foram produzidos com alta tecnologia. São exemplos desses produtos os chamados biofármacos, biocombustíveis e produtos biodegradáveis. A produção nesse ramo se diferencia de outros setores que exploram recursos naturais porque ela faz um uso racional dos recursos e busca substituir produtos feitos a partir de atividades poluentes por itens de origem limpa.
ADAPTAÇÃO
É o nome que se dá ao conjunto de medidas que as sociedades podem adotar para se ajustar aos efeitos do clima, buscando evitar ou moderar possíveis danos causados pelas alterações climáticas — como o aumento das temperaturas, das chuvas, de incêndios, entre outros. Investir em infraestrutura mais resistente a eventos extremos é um exemplo de medida de adaptação.
ECONOMIA CIRCULAR
É um conceito que propõe a mudança dos padrões de produção e consumo — que hoje seguem um modelo linear, começando pela extração de recursos da natureza e passando por manufatura, distribuição, consumo e descarte. A ideia quer prolongar o ciclo de vida de produtos e serviços, trocando o descarte por novos usos. Assim funciona a reciclagem.
SERVIÇOS AMBIENTAIS
É o nome dado para os serviços (ou benefícios) da natureza que decorreram de alguma intervenção humana, como o manejo florestal visando à conservação ou à restauração de uma área degradada. É possível que políticas públicas incentivem a proteção da biodiversidade pagando por esses serviços ambientais, como acontece no programa PSA (Pagamento por Serviços Ambientais) no Brasil.
As profissões com maior procura são oceanografia, Contador Ambiental, Especialista em Gestão de Resíduos, Designer de Produtos Sustentáveis.
SE vocês gostou e quer ter a acesso a diversas noticias sobre economia e benefícios acesse nosso site o Manual do Idoso.