Já conhece a nova carteira de identidade? Desde 26/07/2022 começou apenas no estado do Rio Grande do Sul a emissão da nova carteira de Identidade Nacional, ou seja, agora além de ter as versões em papel e Plástico (ou policarbonato) temos uma versão digital do documento.
E para que lançar uma nova versão da identidade?
O mundo da voltas, e a cada volta completa muda muita coisa e estamos cada vez mais avançados, e como tudo, nossos documentos serão totalmente digitalizados e terão além da versão física também uma versão digital.
Anunciado em fevereiro de 2022 e instituída pelo decreto nº 10 997 que especifica que o documentos deve ser expedido por órgãos de identificação dos estados e do distrito federal.
Como dito no inicio a expedição da nova carteira de identidade nacional esta liberada apenas no Rio Grande do Sul e após terá sua liberação no Acre e o Distrito Federal.
Mudanças e novidades.
A principal mudança é que neste documento o numero será o mesmo do CPF, desta forma não serão dois números de Identificação, sendo o 1º da identidade e um 2º numero que é o do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas). A nova carteira de Identidade Nacional também terá um QR Code, que pode ser usado para uma validação eletrônica, bem como também passa a ser uma forma mais rápida de acessar o dados vinculados a sua identidade pois agora com qualquer aparelho que tenha acesso a um leitor de QR CODE poderá ser usado para uma checagem da veracidade de dados.
Também como novidade a identidade poderá ser usada como documento de viagem pois agora será inserido um código de padrão internacional conhecido como MRZ (Machine Readable Zone ou Zona Legível por Máquina) , que é o mesmo código utilizado nos passaportes. A identidade já é aceita em todo MERCOSUL . Para as demais localidades continua sendo necessário o passaporte.
A nova identidade terá a validade de 10 anos para pessoas com idade entre 10 e 60 anos. Para maiores de 60 anos o RG antigo continuará sendo valido.
Ou seja a partir de 2032 todos os cidadãos que hoje possuem até 60 terão de trocar sua identidade pelo novo formato, ano em que a nova identidade passa a ser obrigatória.
Como solicitar sua nova identidade?
Para solicitar o novo documento as pessoas devem ir até o órgão de identificação de sua cidade e verificar se já está disponível. Se a resposta for positiva apresentar a sua documentação valida sendo a certidão de nascimento ou a certidão de casamento e a expedição do novo documento é de 15 dias úteis. Após os 15 dias você deve ir ao órgão para retirar a versão solicitada de papel ou de plástico e a versão digital pode ser solicitada no gov.br porem apenas fica valida a emissão da versão digital após a retirada da versão física no órgão expedidor.
Já quer uma versão digital?
O nosso RG atual já tem disponibilizado em todos os estados uma versão digital do mesmo podendo ser solicitado via internet.
Para quem for do estado de São Paulo por exemplo o caminho é o seguinte:
1- Baixe o APP “RG Digital SP” em seu Smartphone
2- Ao abrir o aplicativo selecione “Adicionar RG Digital”
3- Selecione a opção “Ler o código QR” – Terá a opção de inserir os dados manualmente porem não há como pular este passo
4- Aponte a câmera para o QR Code no verso do RG físico (desde 2014, todas as carteiras emitidas em SP já seguem com o código no verso). Se quiserem inserir os dados manualmente, selecione “Adicionar pelo número do RG” e informe o número do RG e o código interno:
5- Aceite os termos e selecione “Iniciar Reconhecimento Facial”
6- Escolha uma senha de 4 dígitos para acessar o aplicativo ( Ou opte por usar sua digital)
7- Espere pela confirmação da emissão do RG e clique em “Visualizar RG”
Para os demais Estados os passos são parecidos e basta ir a loja de aplicativos de seu Smartphone e baixar o aplicativo de seu estado.
E agora está ansioso para trocar sua identidade? O que achou da mudança?
Se você gostou dessas informações e quer ler mais sobre politica ou benefícios acesse nosso Site o Manual do Idoso.