Violência contra idosos tome uma atitude! Todos os dias vemos nas mídias noticias relatando agressões a idosos e começa a ser algo rotineiro, e isso não deve ser aceito por nossa sociedade.
O idoso passa por uma desvalorização cada vez maior por parte do descaso de todos, é cada vez mais difícil para os idosos tentarem se integrar com a sociedade. Um idoso que mesmo após aposentado, se opta por voltar ao mercado de trabalho, dificilmente ira conseguir um trabalho com cargo ou salario muito além de um salário mínimo, e vejamos uma das coisas mais valorizadas para um emprego hoje, é ter experiência e quem tem mais experiência que o idoso?
O idoso em algumas situações acaba sendo deixado ao acaso, e isso acaba por ser aproveitados por pessoas com más intenções, pessoas que se aproveitam da inocência de idosos para aplicar golpes ou até mesmo para “pegar” tudo que o idoso tinha. E por pior que seja as noticias estão ai para mostra, parte desses aproveitadores vem da própria família do idoso.
O idoso é mantido sobre o controle de pessoas que apenas se aproveitam de tudo que o idoso conquistou durante toda a a sua vida, e o senhor ou senhora em quase todas as vezes nem percebe o que acontece, não vê que ele vive em uma prisão e que o pouco que ele deveria ter de conforto é roubado por parasitas que se aproveitam da confiança para beneficio próprio.
Então agora vamos conhecer todos os tipos de violência sofridos pelos idosos.
Violência física.
Agressão é o tipo mais fácil de ser identificado visivelmente devido as marcas deixadas no corpo. Socos, murros, beliscões e puxões de cabelo. Além de queimaduras propositais são considerados violência física.
Violência patrimonial.
Pessoas que se apossam dos bens dos idosos com diversas desculpas. Afirmam que vivem com o idoso pois o mesmo não se manteria sozinho. E assim fazem do idoso um refém em sua própria casa e muitas vezes sem o próprio perceber que é vitima no caso. Se apropriam da casa do idoso, passam a controlar sua conta e passam a administrar todos os bens da vitima.
Exemplos deste tipo de violência: controlar o dinheiro, deixar de pagar pensão alimentícia, restrição de documentos pessoais, furto ou dano.
Violência psicológica.
Aqui o idoso é ofendido, escrachado, humilhado, xingado, ameaçado e constrangido, mpode serem ambiente publico ou em sua própria casa. Em grande parte das vezes o agressor age dessa forma para reprimir ao máximo a chance do idoso denunciar os maus tratos. Aquio idoso sofre danos emocionais, perdendo por muitas vezes o controle de seu psicológico causando muito sofrimento e até depressão.
Violência sexual
Aqui o idoso é submetido contra sua vontade a atos sexuais, seja por violência física ou verbal ameaçando o idoso. Também é considerado violência sexual quando o idoso é exposto de forma sexual em mídias como fotos ou vídeos contra sua vontade.
Violência por meio de medicamentos.
Quando a pessoa que é responsável por medicar o idoso, seja ela quem for, profissional, cuidador ou família da remédios ao idoso sem receita e, ou com doses erradas . Dessa forma sedando ou abstendo o idoso de tratamento necessário. E seja pela falta ou pela superdosagem em muitos casos além de ocasionar em sérios danos a saúde do idoso também acarreta em sua morte.
Como denunciar a violência contra o idoso?
Agora que você tem o conhecimento de todas as formas que idoso pode sofre de violência, você pode ajudar a combater os maus tratos e o abuso de idosos. Se em uma infelicidade vovê identificar algum desses casus você pode agir das seguintes formas.
Você pode denunciar através do disque 100, nele as ligações são gratuitas e ficam disponíveis 24 horas.
Você pode denunciar na delegacia do idosos ou pessoa com deficiência mais próxima a sua casa.
Entre em contato com o 190 e denuncie a caso que você presenciou, na maioria das vezes usados para casos de agressão em ambiente publico.
Seja você um idoso ou ainda não, esteja atento e coopere para que os números de atentados contra os idosos sejam cada vez menores.
Se você gosta de informação acesse nosso site o Manual do idoso e descubra formas de dar uma up em sua vida.