7 benefícios do ciclismo para saúde
Além de poder se exercitar em qualquer lugar, andar de bicicleta traz grandes benefícios não só para sua saúde física, mas também para sua saúde mental. Confira abaixo alguns dos benefícios do ciclismo:
Perder peso
Perder peso é uma tarefa cansativa para muitas pessoas, o que as leva a procurar maneiras pouco saudáveis de perder peso. Um dos benefícios do ciclismo é que é uma atividade de alto teor calórico que pode ajudar você a perder peso mais rapidamente com uma dieta balanceada. E o melhor de tudo, você pode fazer isso enquanto se diverte!
Fortalecimento muscular
Embora seja um exercício aeróbico, o ciclismo também ajuda a melhorar a musculatura. Isso ocorre porque o ciclismo tonifica seus glúteos, coxas e pernas. Isso evitará lesões durante outras atividades físicas, como correr.
Respiração melhorada
Ao andar de bicicleta, seu corpo aumenta sua frequência cardíaca, por isso é necessário ajustar sua respiração para acomodar o aumento da frequência cardíaca. Assim, você acaba aprendendo a controlar sua inspiração e expiração, o que reduz a fadiga e aumenta o desempenho físico. Isso se reflete no dia a dia, pois não sofremos mais com a falta de ar, por exemplo, ao subir as escadas.
Ajuda na saúde cardiovascular
Além do sistema respiratório, o ciclismo também beneficia o sistema cardiovascular ao estimular os vasos sanguíneos, que começam a se contrair e relaxar mais rapidamente e, consequentemente, ajudam no controle da pressão arterial.
Não termina aí. À medida que os níveis de glicose no sangue diminuem, a perda de gordura e o colesterol diminuem, o risco de desenvolver ou agravar doenças como diabetes, infarto e acidente vascular cerebral (AVC) também diminui.
Ajuda na saúde mental
Como qualquer atividade física, o ciclismo promove a liberação de endorfinas e uma sensação de bem-estar. Por ser um exercício que pode ser feito em grupo, o ciclismo também ajuda a nos relacionarmos com outras pessoas, o que certamente combate o estresse do dia a dia.
Melhora o equilíbrio
Uma atividade que envolve ficar em pé sobre duas rodas exige equilíbrio. Portanto, andar de bicicleta ajuda a desenvolver essa habilidade e postura em geral, como mostra mesmo quando você não está mais na bicicleta.
Protege as articulações
Ao contrário da maioria dos esportes coletivos, o ciclismo não prejudica as articulações do joelho. Isso porque nessa modalidade o praticante não entra em contato direto com o solo com os pés e pernas. A bicicleta recebe os primeiros choques e protege as articulações do nosso corpo.
Se você gosta de ler noticias de investimentos, dicas de economia e benefícios seja bem-vindo ao Manual do Idoso.