10 dicas para começar a pedalar
Alguns cuidados são importantes ao andar de bicicleta sem risco
O ciclismo é uma atividade física que atrai muitos praticantes em todo o mundo. Razão? O exercício proporciona aos seus praticantes um verdadeiro “combo” de benefícios: andar de bicicleta queima gordura, melhora a resistência muscular, tem baixo impacto nas articulações e traz benefícios para a saúde mental.
Depois de ler alguns dos principais benefícios do exercício, é provável que você já esteja se sentindo motivado para se exercitar, certo? Se a resposta for sim, continue lendo para 10 dicas para começar a pedalar.
- Aprenda a pedalar
Saber se equilibrar em uma bicicleta não é o mesmo que saber pedalar. Portanto, se você não tiver certeza ou tiver dificuldade em entender como todo o seu corpo funciona para estabilizar a bicicleta, procure ajuda profissional.
- Respeite o processo
Não pule etapas! Seja paciente e respeite seu processo de desenvolvimento. Não se compare com os outros. Às vezes, visamos alguém que pedala há mais de 3 anos e deseja atingir o nível técnico e de desempenho em 1 mês. Se você fizer isso, muitas coisas podem dar errado, desde cair muito (por falta de técnica) até causar lesões por overtraining sem preparação.
- Tenha cuidado ao andar na estrada
Se estiver na estrada, caminhe sempre mais próximo do lado direito do acostamento do que da estrada, pois o vácuo causado por caminhões e ônibus se passarem muito perto de você pode desestabilizá-lo.
- Cuidado ao andar na rua
Se você estiver pedalando na rua e não houver ciclovia, ande sempre na faixa da direita, mas ocupe uma faixa. Nunca se deixe espremer perto de um meio-fio, porque se um carro te fechar, você não tem como escapar.
- Assine com o braço
Faça suas intenções conhecidas com seu braço. Se você quiser ir para a direita ou para a esquerda, acene com a mão para que os carros possam ver e dê passagem.
- Dirija com um arquivo
Em uma estrada que não possui acostamento, pegue um, sempre à direita da pista.
- Não use fones de ouvido
NUNCA use fones de ouvido para ouvir veículos, pedestres ou até mesmo outros ciclistas que se aproximam.
- Dispositivos de segurança
Sempre use roupas chamativas, faróis e lanternas traseiras para que os motoristas possam vê-lo à distância.
- Contatos de emergência
Sempre tenha um contato de emergência que saiba para onde você está indo. Existem vários aplicativos que rastreiam seu percurso, como o Beacon no Strava e a tecnologia Angi nos capacetes Specialized (o aplicativo Ride).
- Documentos e dinheiro
Sempre carregue documentos e dinheiro com você em caso de emergência.
Se você gosta de ler noticias de investimentos, dicas de economia e benefícios seja bem-vindo ao Manual do Idoso.



